CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR: com que frequência? - Uma análise histórica e bíblica, por Rev. P. Aasman (Parte 2/3 - Da Reforma até hoje)

tradução livre por Lucio Manoel

 

O Rev. P. Aasman serviu como ministro da Palavra na Igreja Reformada Canadense

em Grand Valley, Ontario.

Da Reforma até hoje 


5. O Período da Reforma 


5.1 Martinho Lutero

Martinho Lutero

Para Lutero, a Ceia do Senhor foi um elemento integral no culto oficial. Na Ceia do Senhor a congregação goza de comunhão em e com Jesus Cristo. Nenhuma reunião para adoração poderia estar completa sem essa celebração. Em 1520, Lutero disse que a Ceia do Senhor deveria ser celebrada diariamente. Três anos depois, ele mudou de ideia e anunciou que só deveria ser comemorado aos domingos. [22] O desejo de Lutero de ver a Ceia do Senhor celebrada semanalmente é notável, uma vez que ele é bem conhecido por ser conservador quando introduziu reformas. Ele manteve quaisquer partes do culto medieval que ele considerasse teologicamente neutro, como imagens, altares e vestimentas. Mas ensinando ao povo que as pessoas deveriam receber o pão e o vinho com freqüência, Lutero promoveu uma clara mudança naquela parte do culto medieval que restringia a participação pessoal na Eucaristia a uma vez por ano.

5.2 Ulrico Zwinglio 

Ulrich Zwingli

Zwinglio não favoreceu a comunhão freqüente. Quando o Reformador preparou um prefácio para o rito alemão para a Ceia do Senhor, em 1525, ele recomendou que este sacramento fosse celebrado quatro vezes por ano: Páscoa, Pentecostes, outono e Natal. [23] Embora quatro vezes por ano fosse mais frequente do que a igreja medieval, época em que as pessoas recebiam o pão apenas anualmente, confinando o calendário da igreja a apenas quatro celebrações por ano, Zwinglio estava sozinho entre os reformadores continentais.


A razão pela qual Zwinglio assumiu essa posição não é fácil de discernir. Talvez ele achasse que era bastante generoso, como na verdade era em comparação com a igreja medieval. Porém, mais significativamente, as celebrações trimestrais estão de acordo com os princípios reformacionais de Zwinglio. Em Zurique, todas as cerimônias e rituais foram reduzidos à sua forma mais simples. Ele até tinha abolido o cântico congregacional! É bem sabido que Zwinglio a certa altura ensinou que a Ceia do Senhor não era um meio de graça. Talvez isso explique por que ele não considerava essencial para o culto semanal. Deve-se notar, entretanto, que Zuínglio posteriormente modificou sua declaração sobre a Ceia do Senhor e concordou com Calvino e Bucer que é um meio de graça no qual Cristo é oferecido ao crente. Maxwell traz à tona o fato de que Zwinglio era distinto, em grande parte porque, embora Lutero e Calvino fossem escolásticos, Zwinglio era humanista e, conseqüentemente, "mais racionalista em sua perspectiva teológica, menos místico, mais subjetivo e analítico". [24]

Outra possível razão pela qual Zwinglio assumiu essa posição em relação à freqüência de celebrar este sacramento é mais especulativa, ainda que seja característica da época. Talvez Zwinglio tenha assumido essa posição simplesmente em reação contra Lutero. É bem conhecido que Zwinglio e Lutero estavam espiritualmente em guerra sobre o maneira em que Cristo está presente no pão e no vinho. O conflito deles nesse ponto foi tão intenso que ambos os homens assumiram posições intempestivas. Calvino observou que a doutrina de Zwinglio a respeito da Ceia do Senhor era regida, em certos pontos, por uma paixão em se opor a Lutero, em vez de fornecer uma doutrina racional e equilibrada. [25] Talvez a posição inicial de Lutero de que a Ceia do Senhor devesse ser celebrada até mesmo diariamente cheirava tanto à doutrina romana que Zwinglio reagiu e disse: Não, não diariamente, mas quatro vezes por ano.

Examinamos as raízes da posição de Zwinglio com algum detalhe aqui, porque mesmo que ele fosse o único Reformador continental a seguir nessa direção, sua influência parece ser determinante para todo o protestantismo. Maxwell conclui sua discussão sobre o rito de Zwinglio para a Ceia do Senhor assim "Sua influência mais trágica, no entanto, foi o início da separação da Ceia do Senhor do Dia do Senhor, tornando-a não mais a norma do culto dominical, mas uma festa memorial pouco celebrada." [26] Isso provavelmente está exagerando o caso, pois era uma prática antiga celebrar a Missa apenas três vezes por ano, chegando pelo menos a 600 dC, como já vimos. Mas é verdade que quase todas as igrejas reformadas seguiram a posição de Zwinglio desde o início, e as igrejas luteranas também a seguiram nas gerações subsequentes.

5.3 João Calvino 

João Calvino

Calvino concordou com Lutero que a igreja deveria celebrar a Ceia do Senhor pelo menos uma vez por semana. Ansiava por um retorno à maneira pela qual a igreja cristã primitiva comemorava a morte de Cristo e se livrar de todo o lixo acumulado no período medieval. Ele considerou a celebração infreqüente da Ceia do Senhor como parte desse lixo. Por exemplo, em suas Institutas , ele observou que logo após a era apostólica, a celebração da Ceia do Senhor foi "corrompida pela ferrugem" e e acrescentou:

Agora, para se livrar dessa grande pilha de cerimônias, a Ceia poderia ter sido administrada da maneira mais apropriada se fosse colocada diante da igreja com muita frequência, e pelo menos uma vez por semana. 4,17.43

Uma versão anterior de suas Institutas afirma esse ponto com mais força. Ele escreveu que "este costume que ordena que os homens devem comungar apenas uma vez por ano é certamente uma invenção do diabo. A Ceia do Senhor deve ser celebrada na congregação cristã uma vez por semana, no mínimo". [27]

Na seção seguinte das Institutas ("44. A Ceia do Senhor deve ser celebrada com freqüência"), ele dá razões doutrinárias por que ele achava que esse sacramento devia ser colocado diante da igreja com muita frequência. Ele escreveu:

Foi ordenado que fosse usado com freqüência entre todos os cristãos, a fim de que eles pudessem freqüentemente retornar em memória à Paixão de Cristo, através de tais lembranças para sustentar e fortalecer sua fé, e exortar-se a trazer ações de graças a Deus e proclamar Sua bondade; por fim, para nutrir o amor mútuo e, entre si, dar testemunho desse amor e discernir seu vínculo na unidade do corpo de Cristo.

Ele prossegue salientando que essa comemoração freqüente vinculará mais eficazmente a todos os membros os deveres de amor uns pelos outros. Ele então declara o apoio bíblico para este ensinamento:

Lucas relata em Atos que esta era a prática da igreja apostólica, quando ele diz que os crentes. . . continuou no ensinamento

e comunhão dos apóstolos , no partir do pão e nas orações "[Atos 2:42, cf. Vg.] Assim, tornou-se a regra invariável que nenhuma reunião da igreja deve ocorrer sem a Palavra, orações Participando da Ceia e da esmola. Que esta era a ordem estabelecida entre os coríntios, podemos seguramente inferir de Paulo (cf. I Cor. 11: 20).

Como já notamos anteriormente, podemos não concordar com Calvino quando ele supõe que Lucas está se referindo ao sacramento em Atos 2:42, mas o mesmo ponto é feito em 1 Coríntios 11: 20, como Calvino também aponta aqui. Assim, existem bases bíblicas para formar a regra invariável encontrada na igreja cristã primitiva de que nenhuma reunião da igreja deveria acontecer sem incluir o sacramento da Ceia do Senhor.

Essa preocupação de ter a Ceia do Senhor celebrada toda semana não era uma fantasia passageira que Calvino tinha. Era uma questão de grande importância para ele. Embora ele estivesse continuamente frustrado de implementá-la em Genebra, ele nunca deixou de pressioná-la. Como Maxwell afirma, o objetivo de Calvino era restaurar a Eucaristia "como o serviço semanal central e, dentro deste serviço, dar às Escrituras Sagradas seu lugar de autoridade. A Ceia do Senhor, em toda a sua completude, era a norma que ele desejava estabelecer. " [28] Em suas institutas , ele afirmou a posição que se esforçou durante todo o seu tempo em Genebra para implementar. Quando os magistrados em Genebra consistentemente impediu-o de realizar este ideal, ele foi forçado a modificar sua posição, embora permaneça sempre claro que Calvino não estava contente com nada menos do que a celebração semanal. [29] Em um ensaio que ele escreveu mais tarde durante seu ministério em Genebra, intitulado "Tratado sobre a Ceia do Senhor", ele diz:

Com referência ao número de vezes que a Ceia do Senhor deve ser compartilhada, nenhuma regulação fixa pode ser adotada. Pois, no caso de cada um, há frequentes obstáculos especiais, que o desculpam se ele se ausentar. Além disso, não temos nenhum comando expresso que obrigue todos os cristãos a participar dele a cada momento em que é oferecido. Em todos os casos, se mantivermos seu objeto corretamente em vista, reconheceremos que seu uso deve ser mais freqüente do que é comumente a prática. Quanto mais a nossa fraqueza se faz sentir em nós, mais freqüentemente devemos praticar o que pode e servirá para a confirmação de nossa fé e nossa promoção em uma vida santa. Portanto, em todas as igrejas bem regulamentadas, deve-se insistir no costume de que a Ceia deve ser celebrada com a freqüência que as circunstâncias da congregação permitirem. . . [I] está dentro do propósito do Senhor que devemos compartilhá-la com freqüência, caso contrário, perdemos o benefício que provém dele.

Calvino então considera três diferentes desculpas pelas quais as pessoas podem se opor à celebração mais frequente da Ceia do Senhor, da qual a terceira é relevante para este estudo. Ele escreve: "Outros ainda consideram a comunhão freqüente supérflua porque, tendo aceitado a Cristo, a comunhão com Ele não requer renovação repetida". Ele responde a esta posição assim:

Em nome da terceira objeção, nem mesmo a sombra de uma razão pode ser dada. Pois não é possível ser confundido por este pão espiritual, que nos foi dado para que, depois de provarmos a sua doçura, possamos desejá-lo cada vez mais e desfrutá-lo com a frequência que nos é oferecida. Enquanto permanecermos nesta vida mortal, Cristo nunca nos é comunicado de tal maneira que nossas almas sejam satisfeitas de uma vez por todas por Ele, mas Ele será nosso constante apoio.

Para resumir, Calvino era, por um lado, bastante vigoroso, especialmente mais cedo, em sua insistência que a Ceia do Senhor fosse celebrada semanalmente. Ao final, ele nunca perdeu uma ocasião para pressionar seus leitores que as Escrituras exigem que este sacramento seja desfrutado com frequência, e que foi "a abominação da missa criada por Satanás, que fez com que as pessoas recebessem a comunhão apenas uma vez", ou duas vezes por ano ". [30] Mas enquanto Calvino podia ser impetuoso ao insistir em seu ponto, ele era capaz de assumir um tom inteligente e genuinamente irênico, como indicado quando ele escreve, "a Ceia deve ser celebrada com a freqüência que as circunstâncias da congregação permitirem."

É realmente uma tragédia que os pontos de vista de Zwinglio triunfassem em Genebra sobre a posição de Calvino, pois os próximos quatro séculos passariam com quase nenhuma questão levantada entre as igrejas protestantes sobre este ponto, seja na Inglaterra, no Continente ou na América do Norte. Parece que no momento em que a Igreja foi tão magnificamente restaurada à sua pureza original, a celebração da Ceia do Senhor foi separada do culto de domingo em Genebra e permaneceu uma adição extraordinária reservada para apenas quatro ou seis domingos no ano.

Amigo íntimo e colega de Calvino em Estrasburgo, Bucer foi capaz de levar sua congregação ao padrão de celebrações semanais, mas dentro de uma geração, Estrasburgo também havia caído no padrão estabelecido por Zwinglio e seguido por Genebra. A única outra figura na história subsequente que é bem conhecida por protestar contra esse padrão foi John Wesley. Wesley também favoreceu a comunhão freqüente e semanal, mas o Metodismo frustrou também seu líder quando praticou a comunhão mensal ou trimestral. [31]


6. O Conselho Mundial de Igrejas 

As igrejas de todos os países experimentaram, durante o século XX, novas formas litúrgicas de adoração. Uma das forças mais significativas para a mudança litúrgica é o Conselho Mundial de Igrejas, com mais de 300 igrejas membros em todo o mundo. Um dos objetivos declarados da Comissão Fé e Ordem do Concílio Mundial é "chamar as igrejas à meta da unidade visível em uma fé e uma comunhão eucarística, expressas em adoração e vida comum em Cristo. "A Comissão Fé e Ordem serviu a este propósito criando um documento no qual as peculiaridades doutrinárias centrais das igrejas-membros foram misturadas para formar um padrão que todas as igrejas-membro pudessem aceitar. Este documento é chamado de Batismo, Eucaristia e Ministério [32] Naturalmente, este documento também promove a uniformidade litúrgica, e sua recomendação sobre a frequência da Ceia do Senhor é franca.

A fé cristã é aprofundada pela celebração da Ceia do Senhor. Por isso, a Eucaristia deve ser celebrada com freqüência. (...) Como a Eucaristia celebra a ressurreição de Cristo, é apropriado que ela ocorra pelo menos todos os domingos. Como é a nova refeição sacramental do povo de Deus, todo cristão deve ser encorajado a receber freqüentemente a comunhão. [33]

Estas recomendações do Concílio Mundial estão bem fundamentadas nas Escrituras, no início da história das igrejas e nos desejos expressos dos primeiros grandes reformadores.

Esta porção do Batismo, Eucaristia e Ministério causou bastante agitação entre as igrejas membros, já que a grande maioria delas não celebra a Eucaristia semanalmente. Seus protestos são impressionantes porque muito provavelmente são paralelos aos tipos de protestos que surgiriam de nosso próprio meio. A Igreja Luterana da Austrália protestou, dizendo que a singularidade da Ceia do Senhor é perdida se celebrada semanalmente. [34] A Igreja Presbiteriana do Canadá se opôs dizendo que porque a fé se aprofunda celebrando, não deve ser comemorado com muita frequência. A freqüência produz uma abordagem ritualística da super familiaridade, enfraquecendo assim a fé. [35] A Igreja Metodista (Reino Unido) observou que alguns argumentariam que "a infrequência da celebração realmente aumenta o sentido da presença da Eucaristia". [36] A Igreja Unida de Cristo [EUA] afirmou que a familiaridade diminuirá o significado do sacramento, e a pregação da palavra pode ser subordinada à ação sacramental. [37] 

Muitas outras posições similares poderiam ser citadas de outras igrejas que são membros do Conselho Mundial. De acordo com essas igrejas, a comunhão pouco frequente protege o sacramento do ritualismo e do excesso de familiaridade e preserva a natureza altamente sagrada do sacramento. Mas essa posição fica completamente vazia quando se mostra que a Escritura espera uma comunhão freqüente e que, no início da história da igreja, ela era freqüentemente desfrutada com grande proveito. Como Calvino apontou, é uma comunhão pouco frequente que está ligada ao declínio espiritual. O desejo de "proteger" a santidade do sacramento, celebrando-o apenas ocasionalmente, nada mais é que uma invenção humana e, como tal, é suspeito.

Quanto à noção de que a Eucaristia semanal iria subordinar a palavra ao sacramento, perguntamo-nos se isso não foi em teoria o que aconteceu desde que Zwinglio estabeleceu o padrão das celebrações trimestrais. O que está sendo sugerido por este padrão é que a pregação do Evangelho é tão comum que a igreja pode recebê-lo duas vezes aos domingos. Mas a Ceia do Senhor é sagrada demais. As pessoas se preparam para ela por pelo menos uma semana e depois ficam satisfeitas por dois ou três meses com o benefício superabundante que foi recebido lá, antes de receber tal renovação espiritual novamente. Colocar a palavra e o sacramento juntos na adoração semanal não subordinará um ao outro, mas complementará um com o outro, como a doutrina Reformada tão urgentemente ensina que deveria.

Retirado da Revista Clarion Vol. 46, n ° 4 e 5 (1997) 

Leia a parte 1

Link para o post original em Inglês: 

http://www.spindleworks.com/library/aasman/lshowmany.htm


Notas de rodapé 

[1] A opinião expressa por J. Van Bruggen é bastante difundida quando ele diz: "Nossa

infrequente celebração da Ceia do Senhor é evidência de um baixo nível de vida

espiritual", em Annotations to the Heidelberg Catechism ET (Neerlandia: Inheritance

Publicações, 1991), 189.

[2] Por exemplo, Leon Morris diz: "Alguns viram aqui uma referência ao partir do pão no

serviço de comunhão", em Tyndale New Testament Commentaries: Lucas (Leicester,

Inglaterra: InterVarsity Press, 1974), 340.

[3] Em seu comentário sobre Atos, Calvino escreve que 2:42 se refere à Ceia do Senhor,

mas 2:46 não, embora "alguns pensem que neste lugar, pelo partir do pão se entende a

Santa Ceia".

[4] SJ Kistemaker, no Comentário do Novo Testamento: Exposição dos Atos dos Apóstolos

(Grand Rapids: Baker Book House, 1990) 111, aponta para o fato de que em grego,

Lucas escreveu sobre "o pão", isto é, o pão que foi reservado para o sacramento da

comunhão. No entanto, o artigo definido grego não pode ser tratado como o artigo

definido em inglês. Isso geralmente significa muito pouco. Além disso, a palavra "pão"

também é definida em Lk. 24:35, e acabamos de concluir que aqui "o pão" não pode

ser o pão consagrado para o sacramento.

[5] FF Bruce, O Livro de Atos , NICNT (Grand Rapids: Eerdmans, 1988), 73.

[6] Donald Guthrie, Teologia do Novo Testamento (Leicester, Inglaterra: Inter-Varsity Press,

1981), 720.

[7] Especialmente importante nas discussões seguintes foi seu trabalho, Messe e

Herrendmalh (1926).

[8] Veja seu ensaio, " O Significado da Ceia do Senhor no Cristianismo Primitivo ",

ET (1936), publicado em Ensaios sobre a Ceia do Senhor (Virginia: John Knox Press, 1958).

[9] Ibid., 13.

[10] Veja o artigo "Lord's Supper" em The Zon dervan, Enciclopédia Pictórica do Volume 3

da Bíblia (Grand Rapids: Zondervan, 1975/76), 982-983.

[11] Ver EE Ellis, O Evangelho de Lucas , NCBC (Grand Rapids: Eerdmans, 1981), 193.

[12] Cullmann refere-se a Lk. 24:42, Jo 21: 12, At 10:41 e At 1: 3-4. Pode-se adicionar

Lk. 24:30

[13] Em Adoração no Novo Testamento , Estudos Ecumênicos em Adoração # 9 (Virginia:

John Knox Press, 1961), 19.

[14] Chyrsostom: Homilias sobre as epístolas de Paulo aos Coríntios, em Nicene e Post

Nicene Fathers Volume 12 (Peabody: Hendrikson Publishers, 1995) 157.

[15] SJ Kistemaker, Comentário do Novo Testamento: Exposição da Primeira Epístola aos

Coríntios (Grand Rapids: Baker, 1993), 390

[16] A..JB Higgins, A Ceia do Senhor no Novo Testamento (London: SCM Press, 1952),

56 n.1.

[17] Veja isto, T. Zahn, Introdução ao Novo Testamento , Volume iii (Minnesota: Editores

Cristãos Klock & Klock, nd), 274. Higgins refere-se a Zahn. Zahn não deixa claro se os

cristãos da Ásia Menor celebravam a Ceia do Senhor apenas uma vez por ano, ou se

tinham uma celebração mais sagrada da Eucaristia semanal na Páscoa.

[18] JND Kelly escreveu que o cristianismo judaico era uma força poderosa na era

apostólica da igreja, mas a rápida expansão do cristianismo gentio eclipsou sua

influência e "a dispersão de sua principal comunidade em Jerusalém após a eclosão

da guerra judaica". 66 dC) completaram seu isolamento ". Veja suas Primeiras Doutrinas

Cristãs (London: Harper & Row, 1960), 139.

[19] Miri Rubin, Corpus Christi : A Eucaristia na cultura medieval tardia (Cambridge:

Cambridge University Press, 1991), 155.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung