CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR: com que frequência? - Uma análise histórica e bíblica, por Rev. P. Aasman (Parte 1/3 - Até à Reforma)

tradução livre por Lucio Manoel

  

O Rev. P. Aasman serviu como ministro da Palavra na Igreja Reformada Canadense em

Grand Valley, Ontario.


1. Introdução

Colóquio em Marburg

Apenas uma geração atrás, era o caso de quase todas as Igrejas Reformadas Canadenses

que a Ceia do Senhor era celebrada trimestralmente. Este é o requisito mínimo da Ordem

da Igreja. Ela afirma que a Ceia do Senhor deve ser celebrada "pelo menos uma vez a cada

três meses" (Artigo 60). Muitas igrejas em nossa federação revisaram este assunto e

concluíram que seria melhor ter comunhão com mais freqüência. Normalmente, a decisão

é tomada para celebrar este sacramento a cada dois meses.


Mas isso é suficiente? Isso é o melhor para a congregação? Não seria melhor tê-lo todos os

meses? Qual é realmente a diferença entre a cada dois meses e a cada três meses?

Torna-se evidente que a decisão sobre a frequência com que a Ceia do Senhor deve ser

desfrutada é matéria subjetiva. Uma vez que um consistório tenha decidido fazê-lo com

mais frequência do que o mínimo exigido pela Ordem da Igreja, torna-se difícil determinar

com que frequência é melhor. Está se tornando cada vez mais desejável para as pessoas

ver este sacramento mais freqüentemente do que é atualmente o caso em qualquer de

nossas igrejas.[1]


Há boas bases doutrinárias para argumentar que a Ceia do Senhor deve ser celebrada mais

de quatro vezes por ano, mas não menos persuasivas são as razões históricas. Este artigo

será limitado aos dados bíblicos e históricos diretos relacionados à freqüência da

celebração da Ceia do Senhor. Considerações doutrinais só serão tocadas conforme

surgiram nas discussões históricas. Espera-se que este estudo gere alguma preocupação

sobre o nosso infrequente desfrute deste dom de Cristo e, além disso, que ele possa

fornecer alguma objetividade à discussão sobre o que deve ser feito a respeito.


2. Dados bíblicos 

Na véspera da sua ressurreição, o Senhor Jesus viajou para Emaús com dois outros homens,

e ao chegar lá, "tomou pão, deu graças, partiu-o e começou a dá-lo" (Lucas 24:30). Porque

as expressões aqui são semelhantes às palavras que Jesus usou na última Ceia, muitos

supõem que Jesus estava celebrando a Ceia do Senhor com esses homens. [2] Similarmente,

é comum supor que Lucas se refere à Ceia do Senhor quando no dia de Pentecostes os fiéis

"se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e à oração"; e

também quando Lucas nos conta alguns versos depois: "Eles partiram o pão em suas casas"

(At 2: 42,46). [3] 


Se essas suposições forem precisas, os dados do NT sustentariam a noção de que a Ceia do

Senhor deveria ser celebrada muitas vezes - não apenas semanalmente, mas até mesmo

diariamente. No entanto, é mais provável que em nenhum desses casos Lucas tenha em

mente a Ceia do Senhor. Isto é bastante certo em Lucas 24:30. Os dois homens com quem

Jesus caminhou até Emaús não tinham testemunhado a última ceia; assim, a doação de

graças, a quebra e a distribuição do pão não teriam nenhum significado especial para eles.

Eles nunca tinham ouvido falar desse sacramento nem o viram ser administrado.


A situação em Atos 2:42, no entanto, não é tão simples. A expressão "Dedicou-se a ... o

partir do pão" refere-se ao sacramento ou simplesmente a uma refeição? Há muitos

comentaristas que acham que a referência aqui é ao sacramento. SJ Kistemaker sente que

o contexto aponta para a Ceia do Senhor. [4]FF Bruce diz que esta passagem não pode

descrever uma simples refeição comum: "O 'partir do pão' provavelmente denota mais do

que a coleta regular de comida: a observância regular do que veio a ser chamado de Ceia

do Senhor parece estar em vista." [5] Guthrie está menos convencido: "Não é, claro, certo

que este ato do Cristo ressuscitado esteja aqui definitivamente conectado com a Ceia do

Senhor." [6]

 

Outros, no entanto, sentem-se certos de que Atos 2:42 não descreve a Ceia do Senhor. No

início deste século, H. Leitzmann havia examinado as raízes da Ceia do Senhor em

primitivas comunidades cristãs e concluiu que o partir do pão, celebrado alegremente

pelos primeiros cristãos, não foi mais do que uma continuação das refeições diárias que

Jesus compartilhou com seus discípulos durante o curso de seu ministério. [7] Uma década

depois, O. Cullmann levou essa ideia adiante, argumentando que essas refeições alegres

dos primeiros cristãos se tornaram a origem das festas de amor da igreja primitiva. [8] As

festas de amor têm sua origem nas refeições de comunhão que as pessoas desfrutaram

com Jesus antes e depois de sua ressurreição. Cullmann escreve:


“A presença do Senhor foi reexperimentada durante estas festas de amor, tanto como

uma lembrança do fato histórico da ressurreição como uma experiência do fato

contemporâneo de sua vinda invisível na reunião dos cristãos reunidos "para partir o

pão". [9]


GF Hawthorne continua nesta linha, dizendo que o "partir do pão" dos primeiros capítulos

em Atos não era uma celebração da Ceia do Senhor, mas o desfrute de uma refeição

religiosa que era comum no judaísmo:


“Essas refeições diárias eram alegres confraternizações que celebravam a sua

ressurreição e presença continuada na Igreja, e que também antecipou o reino

escatológico. Eles, portanto, podem não ter se originado ou estar conectados com a

última Ceia, mas podem ter tido sua fonte e significado nas refeições pós-ressurreição

que Jesus teve com Seus discípulos. [10]Lucas está especialmente interessado na fraternais

refeições que o Senhor desfrutou durante seu ministério na terra, pois ele registra nada

menos que nove dessas refeições. [11] Além disso, há cinco referências separadas acerca

de Cristo desfrutando de uma refeição com os discípulos após a ressurreição. [12] CFD

Moule adicionou a esta discussão o fato de que "quebrar o pão" faz em outro lugar nas

Escrituras significar uma refeição simples. Na Septuaginta (a antiga tradução grega do

AT), essa expressão é usada em Isaías 58: 7 e Lamentações 4: 4 com o significado de

compartilhar pão com os necessitados, e em Jeremias 16: 7 refere-se a uma festa

fúnebre.” [13]


A expressão "partir o pão", então, é melhor entendida como significando: "ter uma

refeição de companheirismo". Os crentes frequentemente desfrutavam de tais refeições

de comunhão com Jesus Cristo, tanto antes como depois de sua ressurreição. Quando

em Atos 2:42 e 46 lemos que os crentes estavam partindo o pão novamente, então é

muito lógico conectar isto com as refeições de comunhão que os crentes desfrutaram

uns com os outros e com Jesus antes de sua ascensão. Eles ainda desfrutavam de

comunhão com o Senhor, mas agora não fisicamente, mas espiritualmente. Esta é a

refeição que mais tarde se tornaria a festa do amor, tão característica do cristianismo

primitivo. Mas o ponto aqui é que quando lemos em Atos 2:42 e 46 que os crentes

quebraram o pão com os apóstolos e nos lares um do outro, não há necessidade de

supor que eles celebravam o sacramento.


Assim, Atos 2:42 e 46, e também Lucas 24:30, não são dados bíblicos relevantes para o

assunto que estamos investigando. Isso é significativo porque essas passagens são

frequentemente citadas (e geralmente de maneira muito casual) por aqueles que

ensinam que a Ceia do Senhor deve ser desfrutada pela igreja com mais freqüência

do que em todos os domingos.


Como a igreja se moveu além da influência direta da cultura judaica em uma variedade

de culturas gentílicas, a refeição da irmandade, que recebeu o nome de "partir do pão",

sofreu modificações. Uma dessas modificações foi que essa refeição ficou ligada à

celebração da Ceia do Senhor no que é chamado de banquete ágape. É este ágape ou

banquete de amor que Paulo tem em mente quando repreendeu os coríntios em sua

primeira carta a eles. Ele escreveu: "Quando vocês se reúnem, não é a Ceia do Senhor

que vocês comem, pois à medida que vocês comem, cada um de vocês segue adiante

sem esperar por mais ninguém. Um permanece faminto, outro se embriaga" (11: 20,21).


Já Crisóstomo (347-407 dC) viu aqui uma semelhança com o que havia acontecido no

Pentecostes, quando os crentes haviam comido suas refeições em comum e tinham todas

as coisas em comum. Segundo ele, essa passagem mostra que a comunhão cristã se

expressou da mesma maneira em Corinto, como no começo de Jerusalém. Ele descreve

o que acontecia em Corinto após um culto de adoração: [14]


"E quando o serviço solene foi completado, depois da comunhão dos Mistérios, todos eles

foram para um entretenimento comum, os ricos trazendo suas provisões com eles, e os

pobres e destituídos sendo convidados por eles, e todos se banqueteavam em comum." 


Os comentaristas de hoje concordam principalmente que a referência aqui é a uma festa

que foi desfrutada pelos primeiros cristãos. Por exemplo, Kistemaker escreve:


"Mesmo que a informação que Paulo forneça seja escassa, inferimos que os coríntios

haviam exibido um comportamento inconsistente em suas festas de amor. O que

exatamente sabemos sobre a festa do amor? Lucas nos diz que depois do Pentecostes,

os primeiros cristãos se reuniram em suas casas e compartilharam sua comida enquanto

desfrutavam de refeições comuns (Atos 2:46).” [15]


Assim, a festa do amor tornou-se intimamente ligada à celebração da Ceia do Senhor.


Acontece que, em 1 Coríntios 11, temos o único dado direto relativo à frequência da

comunhão, pois Paulo diz: "Quando vocês se reúnem, não é a Ceia do Senhor que comem"

(v. 20). É claro que Paulo estava repreendendo-os não porque esse não era o caso - eles

deviam estar celebrando a Ceia do Senhor quando eles se reunissem. Mas porque eles

estavam conduzindo suas “festas de amor” tão perversamente, a Ceia do Senhor que

estava unida a ela, deixou de ser uma bênção e, em vez disso, tornou-se um julgamento

sobre eles (v. 34). Paulo dificilmente poderia considerá-lo como uma celebração válida

do sacramento por mais tempo.


O ponto significativo aqui para o nosso estudo é que Paulo assume que eles celebram a

Ceia do Senhor toda vez que "se unem como igreja" (v. 18). Nesta mesma carta, Paulo

indica que o povo de Deus se reúne como igreja uma vez por semana, pois no capítulo 16,

ele encoraja os coríntios a reservar dinheiro para os pobres em Jerusalém "no primeiro

dia de cada semana" (v. 2). ). Quando a igreja se reúne, então sua liturgia deve incluir

pelo menos esses dois itens: coleta para os necessitados e celebração da Ceia do Senhor. 


Os dados bíblicos recomendam, então, que quando a igreja se reúne para o culto oficial,

haverá também a celebração da Ceia do Senhor. Mas visto que as expressões "partir o pão"

em Lucas 24 e em Atos 2 (e Atos 20) não se referem à Ceia do Senhor, não há dados

bíblicos diretos para apoiar a noção de que a igreja deve celebrar a Ceia do Senhor

diariamente ou com mais freqüência do que na reunião semanal para adoração.


3. A igreja primitiva 

A mais antiga escrita depois do período do NT, relevante a este ponto, vem do Didache

ou dos Ensinamentos dos Doze Apóstolos. A data em que ele foi escrito varia entre 90 e

120 dC. O capítulo XIV do Didache (intitulado "Assembléia Cristã no Dia do Senhor")

declara: "Mas, reúna-se todo Dia do Senhor, parta o pão e dê graças a Deus, depois de

ter confessado suas transgressões, para que seu sacrifício seja puro ". A Ceia do Senhor

agora é conhecida pelo nome "o partir do pão", não depois do ritual de abertura judaica

para uma refeição (bênção, quebra e distribuição de pão), mas depois da instituição de

Jesus Cristo (Ele tomou pão, deu graças, quebrou e distribuiu). O que é significativo para

o nosso propósito, no entanto, é que o Didache declara claramente que a Ceia do Senhor

era celebrada semanalmente, no Dia do Senhor. 


Houve poucas exceções ao princípio das celebrações semanais da Ceia do Senhor neste

período. Houve alguns que sustentaram que desde que a Ceia do Senhor foi instituída no

lugar da Páscoa, deve ser celebrada apenas uma vez por ano como a Páscoa era, nos dias

14 e 15 de nisã. Essa era a posição dos ebionitas, uma seita judaico-cristã primitiva. [16] 

Os cristãos na Ásia Menor durante o segundo século realizaram uma Eucaristia especial

como um paralelo à Páscoa. [17] Nós podemos espera tais idéias quando a igreja cristã

estava tão próxima de suas raízes judaicas, mas dentro de um século, a noção de que

a Ceia do Senhor deveria ser coordenada com a Páscoa havia desaparecido

completamente. [18]


Os pais da igreja primitiva repetem o que a Didache havia dito. Inácio (30-107 dC) exorta

a igreja a "se unir em comum ... quebrando um e o mesmo pão, que é o remédio da

imortalidade e o antídoto que nos impede de morrer" (Epístola aos Efésios cap xx).

Para Inácio, reunir-se para adorar é reunir-se para a Ceia do Senhor. O mesmo é verdade

para Justino Mártir (110-165 dC), pois ele escreve: "no dia chamado domingo, todos os

que vivem nas cidades ou no país se reúnem em um lugar e as memórias dos apóstolos

ou os escritos dos profetas são lidos ... e quando nossas orações terminam, pão, vinho

e água são trazidos, e ... há uma distribuição para cada um e uma participação daquilo

sobre o qual os agradecimentos foram dados "( Primeira Apologia de Justino, cap.

LXVII - "Adoração semanal dos cristãos"). Irineu (120 - 202) fala da Ceia do Senhor

como uma oferta de nós mesmos a Deus através de Jesus Cristo, e ele diz: "assim

também é Sua vontade que nós também ofereçamos um presente no altar,

freqüentemente e sem intervalo "( Against Heresies, 4.18.6). Irineu certamente

ficaria chocado com o intervalo de vários meses entre uma celebração e a seguinte.

Sem intervalo significaria: toda semana.


Na igreja primitiva, há um testemunho esmagador e inequívoco de que, desde o tempo

dos Apóstolos em diante, a Ceia do Senhor era celebrada em todos os dias do Senhor.

Isso sugere fortemente que o exemplo apostólico que o apóstolo Paulo, por exemplo,

estabeleceu na Igreja de Corinto tornou-se o padrão em todas as igrejas.


4. Da igreja primitiva para a Reforma 

Muitas idéias anti-bíblicas sobre a Ceia do Senhor começaram a encontrar espaço na

igreja nos séculos que se seguiram ao primeiro período do cristianismo. Primeiro de tudo,

o culto de adoração tornou-se fortemente dividido entre a administração da Palavra

e o sacramento. Toda a igreja se reuniu para o ministério da Palavra, mas antes que

a Ceia do Senhor pudesse começar, três grupos foram dispensados ​​da igreja: os filhos,

os catecúmenos e os que estavam sob disciplina. O pão e o vinho da Ceia do Senhor

eram considerados coisas tão sagradas que não apenas membros e visitantes

não-comungantes deveriam ser excluídos de comer e beber, pão e vinho, mas também

de testemunhar o partir do pão e a distribuição de ambos os elementos. O motivo

teológico para essa exclusão era que o pão e o vinho eram cada vez mais considerados

como um sacrifício propiciatório que tinha que ser colocado em um altar, e o ministro

da Palavra era visto cada vez mais como um sacerdote oficiando no altar. O ponto alto

da Ceia do Senhor não era mais a comunhão que os crentes têm com Jesus pela fé

quando comem e bebem; o ponto alto tornou-se o momento da consagração, quando

o pão e o vinho comuns se tornaram pão e vinho sagrados, isto é, quando o pão e o

vinho foram transubstanciados no corpo e no sangue reais de Cristo. A liturgia tornou-se

mais elaborada à medida que censores, cantos, fórmulas estabelecidas, gestos formais

e assim por diante eram introduzidos. As pessoas foram ensinadas a se contentar com

o privilégio de testemunhar o que o padre estava fazendo no altar em favor delas.

O foco da bênção na Ceia do Senhor mudou do ato de comer e beber pessoalmente

pão e vinho, para testemunhar o pão e o vinho manipulados pelos sacerdotes na frente

do edifício da igreja. De fato, as pessoas começaram a considerar o trabalho dos

sacerdotes como sendo o único meio de graça, de modo que se tornou desnecessário

e irrelevante comer ou beber pessoalmente.


Duas noções contrárias sobre a Ceia do Senhor reinaram neste tempo. Por um lado,

sustentou-se que Jesus Cristo está corporativamente presente na Missa. O resultado

deste ensinamento foi que as pessoas tinham medo de comer o pão ou de beber o vinho,

pois estavam cheias de espanto e de pavor da presença do Grande Rei. Por outro lado,

a igreja ensinou que os sacramentos eram um meio necessário de graça, isto é, um

adulto não poderia ser salvo sem o sacramento da Missa.


De maneira engenhosa, as pessoas harmonizaram os dois princípios de uma maneira que

distorcia ainda mais a adoração medieval. As pessoas descobriram que podiam receber

graça sem realmente tocar o corpo de Cristo transferindo o alto momento litúrgico do

comer da hóstia para a elevação da hóstia, isto é, para o momento em que Cristo se

tornou presente de acordo com a doutrina da transubstanciação. A elevação da hóstia

refere-se ao levantar do pão exatamente no momento em que o pão foi transubstanciado

para que os olhos de adoração pudessem ser levantados para olhar o corpo de Cristo,

e para que todos pudessem adorar antes seu Senhor. Uma comunhão espiritual

contemplando o corpo de Cristo adquiriu na doutrina medieval um valor quase

sacramental. Em termos práticos, isso significava que muitas pessoas vinham

correndo para a igreja quando o sino tocava para indicar que a hóstia estava sendo

elevada durante a celebração da Missa, para que as pessoas pudessem receber a

graça sacramental que pode ser obtida vendo-a. Logo depois, eles puderam voltar

para casa, tendo "renovado suas almas" e tendo recebido a graça que a igreja alegou

ser necessária para a salvação dos adultos. [19] 


Após um período de renovação na igreja durante o século IV, a comunhão tornou-se

menos freqüente, apesar dos protestos dos conselhos da igreja. No sexto século, foi

declarado queas igrejas devem celebrar a Eucaristia pelo menos três vezes por ano

(Natal, Páscoa e Pentecostes). Em 1215, o requisito mínimo foi reduzido para um

(Páscoa), quando a taça foi retida dos "leigos" pela lei da igreja. [20] Um teólogo da

época, Tiago de Vitry, explica o declínio da freqüência assim: "Já que os pecados se

multiplicaram tanto na terra, é permitido que a comunhão seja recebida pelos leigos

apenas uma vez por ano, isto é, na Páscoa. [21]


Após o período da igreja primitiva, toda a celebração da Ceia do Senhor começou a

mudar. Destacou-se da pregação do evangelho e exaltou-se como um mistério adequado

apenas para poucos. O sacramento foi enfatizado como um meio necessário de graça

para os adultos, enquanto, ao mesmo tempo, foi envolto em misteriosas ações litúrgicas.

Quando a doutrina da transubstanciação se firmou na igreja, a congregação ficou com

medo de participar pessoalmente do sacramento e, conseqüentemente, ficou satisfeita

em simplesmente testemunhar o sacramento em vez de participar pessoalmente dele.

Consequentemente, durante um período de 1200 anos, a freqüência com que alguém

realmente participou da Ceia do Senhor diminuiu de cada domingo (52 vezes por ano)

para cada Páscoa (1 vez por ano), embora os líderes da igreja tentassem, às vezes,

impedir esse declínio. 

Leia a parte 2

Retirado da Revista Clarion Vol. 46, n ° 4 e 5 (1997) 

Link para o post original em Inglês: 

http://www.spindleworks.com/library/aasman/lshowmany.htm

 

Notas de rodapé 

[1] A opinião expressa por J. Van Bruggen é bastante difundida quando ele diz: "Nossa

infrequente celebração da Ceia do Senhor é evidência de um baixo nível de vida

espiritual", em Annotations to the Heidelberg Catechism ET (Neerlandia: Inheritance

Publicações, 1991), 189.

[2] Por exemplo, Leon Morris diz: "Alguns viram aqui uma referência ao partir do pão no

serviço de comunhão", em Tyndale New Testament Commentaries: Lucas (Leicester,

Inglaterra: InterVarsity Press, 1974), 340.

[3] Em seu comentário sobre Atos, Calvino escreve que 2:42 se refere à Ceia do Senhor,

mas 2:46 não, embora "alguns pensem que neste lugar, pelo partir do pão se entende a

Santa Ceia".

[4] SJ Kistemaker, no Comentário do Novo Testamento: Exposição dos Atos dos Apóstolos

(Grand Rapids: Baker Book House, 1990) 111, aponta para o fato de que em grego,

Lucas escreveu sobre "o pão", isto é, o pão que foi reservado para o sacramento da

comunhão. No entanto, o artigo definido grego não pode ser tratado como o artigo

definido em inglês. Isso geralmente significa muito pouco. Além disso, a palavra "pão"

também é definida em Lk. 24:35, e acabamos de concluir que aqui "o pão" não pode

ser o pão consagrado para o sacramento.

[5] FF Bruce, O Livro de Atos , NICNT (Grand Rapids: Eerdmans, 1988), 73.

[6] Donald Guthrie, Teologia do Novo Testamento (Leicester, Inglaterra: Inter-Varsity Press,

1981), 720.

[7] Especialmente importante nas discussões seguintes foi seu trabalho, Messe e

Herrendmalh (1926).

[8] Veja seu ensaio, " O Significado da Ceia do Senhor no Cristianismo Primitivo ",

ET (1936), publicado em Ensaios sobre a Ceia do Senhor (Virginia: John Knox Press, 1958).

[9] Ibid., 13.

[10] Veja o artigo "Lord's Supper" em The Zon dervan, Enciclopédia Pictórica do Volume 3

da Bíblia (Grand Rapids: Zondervan, 1975/76), 982-983.

[11] Ver EE Ellis, O Evangelho de Lucas , NCBC (Grand Rapids: Eerdmans, 1981), 193.

[12] Cullmann refere-se a Lk. 24:42, Jo 21: 12, At 10:41 e At 1: 3-4. Pode-se adicionar

Lk. 24:30

[13] Em Adoração no Novo Testamento , Estudos Ecumênicos em Adoração # 9 (Virginia:

John Knox Press, 1961), 19.

[14] Chyrsostom: Homilias sobre as epístolas de Paulo aos Coríntios, em Nicene e Post

Nicene Fathers Volume 12 (Peabody: Hendrikson Publishers, 1995) 157.

[15] SJ Kistemaker, Comentário do Novo Testamento: Exposição da Primeira Epístola aos

Coríntios (Grand Rapids: Baker, 1993), 390

[16] A..JB Higgins, A Ceia do Senhor no Novo Testamento (London: SCM Press, 1952),

56 n.1.

[17] Veja isto, T. Zahn, Introdução ao Novo Testamento , Volume iii (Minnesota: Editores

Cristãos Klock & Klock, nd), 274. Higgins refere-se a Zahn. Zahn não deixa claro se os

cristãos da Ásia Menor celebravam a Ceia do Senhor apenas uma vez por ano, ou se

tinham uma celebração mais sagrada da Eucaristia semanal na Páscoa.

[18] JND Kelly escreveu que o cristianismo judaico era uma força poderosa na era

apostólica da igreja, mas a rápida expansão do cristianismo gentio eclipsou sua

influência e "a dispersão de sua principal comunidade em Jerusalém após a eclosão

da guerra judaica". 66 dC) completaram seu isolamento ". Veja suas Primeiras Doutrinas

Cristãs (London: Harper & Row, 1960), 139.

[19] Miri Rubin, Corpus Christi : A Eucaristia na cultura medieval tardia (Cambridge:

Cambridge University Press, 1991), 155.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung