CANTE UM CÂNTICO NOVO: Não Apenas os cânticos do livro bíblico dos Salmos?



traduzido e adaptado por Lucio Manoel com auxílio de um tradutor virtual




CANTE UM CÂNTICO NOVO
Dr. Cornelis Van Dam


Dentro da federação de igrejas (Igrejas Reformadas Canadenses e Americanas), ouve-se e se lê cada vez
mais musicais noturnas especiais. Esses eventos de música instrumental e vocal são certamente um banquete
maravilhoso para os ouvidos e para as almas, além das muito apreciadas apresentações regulares do coral.
Afinal, a música é muito importante para a vida de um cristão. De fato, é um dos presentes mais preciosos de
Deus. A música pode ajudar a elevar o espírito em gratidão a Deus por suas bênçãos. Também pode transmitir
o poderoso lamento do coração oprimido, cuja única esperança está no Deus da vida.
Segundo as Escrituras, Deus espera que O louvemos com cânticos. Por exemplo, o Salmo 33: 1-3 recomenda:
"Exultai, ó justos, no Senhor! Aos retos fica bem louvá-lo. Celebrai o Senhor com harpa, louvai-o com
cânticos no saltério de dez cordas. Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo"
O salmo continua observando as razões das exortações à produção musical. É porque o Senhor é correto,
verdadeiro e fiel em tudo o que faz. Ele ama a retidão e a justiça, e a terra está cheia do seu amor infalível
(vs. 4-5).
A música, portanto, tem um lugar importante em nossa vida de gratidão diante de Deus. Mais importante ainda,
o Senhor se deleita com isso. Podemos louvar nosso Deus com todos os tipos de instrumentos e o Senhor até
nos exorta a “cantar uma nova canção”. Qual é o significado disso?
NOSSO ENVOLVIMENTO PESSOAL NO CANTO
Uma coisa é ouvir música; outra coisa é estar realmente envolvido pessoalmente com ela. Quem passa horas
praticando para tocar um instrumento musical pode sentir que o instrumento é uma extensão por si só. Por meio
do instrumento, eles podem expressar seus sentimentos e emoções. A música produzida fala com eles e pode
falar deles.
Quando se trata de cantar, isso é ainda mais verdadeiro. Na voz humana, o Senhor nosso Deus nos deu o
instrumento musical mais exclusivo e versátil, um instrumento que todos nós temos! É um fato notável que,
embora o Antigo Testamento esteja cheio de referências a instrumentos musicais, especialmente no que diz
respeito à liturgia do templo (1 Crônicas 15:16; 23: 5; 25: 6-7; 2 Crônicas 5: 12-13), o Novo Testamento é em
grande parte silencioso sobre seu uso. O foco está no canto e na voz humana. De fato, a Palavra de Deus
apresenta o canto como parte integrante da vida cristã. Isto não é de admirar. Não se poderia esperar que
aqueles que são uma nova criação em Cristo sejam eles mesmos, por meio da voz humana, o instrumento
mais revelador para o louvor de sua glória?
O apóstolo Paulo exorta os efésios e nós a sermos cheios do Espírito e então ele continua:
Efésios 5: 19-20
"falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos
espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,"
A vida de gratidão é ser uma vida cheia de música! Para aqueles cheios do Espírito, deve ser uma música e um
cântico moldados pela Palavra de Deus. Como o mesmo apóstolo disse aos colossenses: “Que a Palavra de
Cristo habite em você ricamente enquanto você ensina e admoesta uns aos outros com toda a sabedoria, e
enquanto canta salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão em seus corações a Deus” ( Colossenses
3:16). Quando a Palavra de Deus molda nossos pensamentos e palavras, certamente o próprio Deus nos dá o
conteúdo de nosso canto. Então cantamos em resposta à obra de Deus em nossas vidas e, mesmo que um
cântico já seja antiga, ela se torna nova para nós uma e outra vez.
NOVOS CÂNTICOS
Quando Davi experimentou o perdão e a libertação de Deus, ele reconheceu no Salmo 40 que foi o Senhor que
“pôs um novo cântico na minha boca” (v 3). Um novo cântico para cada novo livramento que o Senhor deu
suscitou outra resposta alegre no cântico.
Hoje, pela graça de Deus, podemos ser os beneficiários dos cânticos de louvor e ação de graças que Davi
compôs e cantou. Que privilégio ter o Saltério completo em nosso Livro de Louvor com o qual articular nossos
agradecimentos a Deus. E não apenas isso, mas nos Salmos, podemos ter um inventário tremendo para todos
os tipos de ocasiões. Como Calvino escreveu em seu prefácio ao seu comentário sobre os Salmos,
"o Espírito Santo aqui trouxe à vida todas as mágoas. medos, dúvidas, esperanças, preocupações, perplexidades,
enfim, todas as emoções perturbadoras com as quais as mentes dos homens querem ser agitadas"
Embora devamos reconhecer com gratidão a grande herança dada por Deus no Saltério, também precisamos
fazer justiça ao fato de que também somos exortados a cantar novos cânticos para o Senhor. Os Salmos que
nos foram dados não deixam dúvidas sobre isso. Eles nos ordenam: “Cante ao Senhor uma nova canção!”
(Salmos 33: 3 ; 96: 1 ; 98: 1 ; 149: 1 ).Qual é o significado dessa exortação? Sublinha o fato de que cada
geração precisa expressar novamente o milagre dos grandes atos de salvação de Deus em suas vidas. Cada
geração precisa articular sua ação de graças e elogios por isso. Podemos e devemos continuar a usar os Salmos
para esse fim. Eles são o nosso livro de canções principal. Mas o Senhor também espera que sua igreja siga em
frente e expresse sua gratidão novamente em cada geração com suas próprias palavras, desde que essas
canções sejam moldadas pela Palavra e pelo Espírito ( Colossenses 3:16 ). É por esse motivo que nosso Livro
de Louvor não só tem todos os Salmos, bem como outras composições das Escrituras, mas também hinos que
foram compostos depois que a Palavra de Deus foi concluída. Temos hinos desde os tempos da igreja primitiva,
desde os tempos da Reforma, bem como desde os tempos bastante recentes. E é assim que deve ser. Cante
ao Senhor uma nova canção!” Essas são canções moldadas pela Palavra de Deus e, portanto, focam em Deus e
em sua glória.
CANTO CONGREGACIONAL
Uma das maravilhas do canto é que ele intensifica nossa linguagem cotidiana e a traz a novas alturas e formas
de expressão. Canto e música enfatizam mais o que dizemos. É, portanto, uma maneira poderosa de comunicar
nossos agradecimentos a Deus, bem como nossos pedidos e súplicas. Isto é especialmente verdade quando um
grupo de pessoas ou uma congregação inteira canta a mesmo cântico juntos. De fato, é uma experiência
emocionante, pois cantar salmos e hinos é uma forma de louvar a Deus e orar a Ele. Quando realizados em
uníssono, é muito encorajador e sentimos uma comunhão uns com os outros como crentes que confessam o
mesmo Salvador.
Essa comunhão também pode ser vivida com os santos da antiguidade. Quando cantamos um salmo de Davi,
como o Salmo 51 , reconhecendo nossa indignidade e pecado, experimentamos comunhão com ele. Ou, se
cantamos o Salmo 90 , sentimos nosso parentesco com Moisés e sua percepção da transitoriedade da vida.
Tudo isso é encorajador para a fé. Afinal, os salmos são um lembrete de que não somos os primeiros a viajar por
esta vida com todas as suas alegrias e tristezas. Podemos ser fortalecidos com o conhecimento de que o Senhor
nosso Deus tem sido fiel a inúmeras gerações passadas, como também articulado nos salmos. Esses cânticos
também são um lembrete de que Ele continuará sendo fiel no tempo vindouro.
Sim, ele vai! De fato, o futuro será melhor do que podemos imaginar. Um dia haverá uma multidão inumerável de
todas as nações cantando louvores a Deus na presença do Cordeiro. Essa grande multidão será o número
completo que foi reivindicado por Deus e terá o nome do Pai escrito na testa ( Apocalipse 14: 1).
Apocalipse 14.3
"Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde
aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra."
Quando refletimos sobre tudo isso, percebemos que quando cantamos louvores a Deus, estamos em comunhão
com a igreja de todas as épocas. No prazer de louvá-Lo, também podemos ter um antegozo da alegria que virá
quando, literalmente, todo mundo na terra estiver louvando a Deus em um mundo novo. Como o Salmo 98 já
exortou: “Cante ao Senhor uma nova canção; canta ao Senhor toda a terra. ” Um dia esse cântico mundial em
plenitude será uma realidade completa! Louve o Senhor!
O artigo original pode ser encontrado em: https://www.christianstudylibrary.org/article/sing-new-song
Dr. Van Dam é ministra da Igreja Reformada Canadense Maranatha. É autor de vários livros, sendo um deles
recentemente traduzido e publicam em Português 

O Presbítero (Cornelis Van Dam)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung