ADORANDO A DEUS JUNTO COM OS ANJOS. ISSO É POSSÍVEL? (Dr. Cornelis van Damme )




Traduzido e adaptado por Lucio Manoel 

Dr. Cornelis van Damme 

Anjos serviram como mensageiros de Deus para sua salvação
Quando nos reunimos para adoração sagrada, na igreja, no Dia do Senhor, estamos na presença de Deus (cf. 1Co 3.16). Ele nos cumprimenta por meio do seu servo, o ministro da Palavra: “Graça e paz a vós, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (1Co 1.3). É a Sua Palavra que está sendo proclamada, e de acordo com a promessa de Cristo, o seu Espírito está presente (Mt 18.20). 

Os anjos também estão presentes? As Escrituras não nos dizem muito sobre os anjos, mas há o suficiente para dar uma pausa para reflexão. Os anjos certamente estão interessados ​​no evangelho. 

Os anjos estão interessados ​​no evangelho
Em sua primeira carta, o apóstolo Pedro observa que os profetas do Antigo Testamento pregaram o evangelho que os cristãos têm o privilégio de conhecer em plenitude - um evangelho no qual “Até os anjos anelam perscrutar” (1Pe 1:12). O verbo usado para “anelam perscrutar” significa literalmente “curvam-se com o objeto de olhar”, isto é, “curvam-se para ter uma visão melhor”. Os anjos querem saber sobre o evangelho, o qual eles foram mensageiros por tantos séculos. Eles querem ouvir e aprender mais sobre ele, especialmente na plenitude do tempo em que vivemos, quando as promessas do evangelho foram cumpridas no sangue de Cristo.

A referência de Pedro aos anjos curvando-se para dar uma olhada no evangelho, lembra-nos dos dois querubins que contemplavam a tampa da expiação ou o propiciatório da arca onde o sangue da aliança era aspergido (Ex 25.20; Lv 16.14-16). Esses anjos figurativamente olhando para o propiciatório e vendo o sangue espirrado, o que só acontecia uma vez por ano, obscuramente, era preciso saber exatamente como essa aspersão ocorreria. Diferentemente dos anjos no Novo Testamento, que têm o cumprimento do sacrifício de Cristo!

Os anjos, hoje, ouvem o evangelho através da proclamação da igreja. Podemos deduzir isso das Escrituras. Quando o apóstolo Paulo instrui as mulheres da igreja de Corinto a honrar as distinções de gênero, conforme ordenado por Deus, o que no caso deles significava que as mulheres deveriam usar coberturas de cabeça na adoração, ele dá uma razão. É necessário "por causa dos anjos" (1Co 11.10). A melhor explicação para essa lógica é que os anjos estavam participando do culto e que ficariam ofendidos se as distinções de gênero não fossem respeitadas. Além disso, em outras partes, as Escrituras sugerem que os anjos participam do serviço de adoração junto com o povo de Deus. O apóstolo Paulo, em sua carta Aos Efésios, observa que "para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais" (Ef 3.10). Esses governantes e autoridades são anjos, provavelmente em primeiro lugar, anjos bons. Um modo primário como a multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida é através da pregação do evangelho, durante o serviço de adoração (cf. Ef 3.8). E assim, podemos assumir que também os anjos ouvem o evangelho no culto.

Além disso, como os encarregados de cuidar da igreja (Hb 1.14), pode-se esperar que os anjos estejam lá aos Domingos para testemunhar o que está acontecendo. Isso também parece ser intimado pela acusação do apóstolo a Timóteo “aos olhos de Deus e Cristo Jesus e dos anjos eleitos” (1Tm 5.21).

Dos portadores do evangelho aos ouvintes do evangelho
Quando se reflete sobre o que foi dito acima, então pode-se dizer que o lugar dos anjos mudou em um aspecto. Antes de Pentecostes, anjos foram mensageiros do evangelho. Depois de Pentecostes, eles se tornaram ouvintes do evangelho. Embora na era apostólica, a sua tarefa como mensageiros não estivesse ainda completamente terminada (ver Ap 1.1).

Anjos "são espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação" (Hb 1.14). Quanto mais perto se tornava a vinda do Salvador, a tarefa dos mensageiros celestiais para trazer novas da salvação de Deus ficou para trás. Um anjo anunciou o nascimento de João Batista a um assustado e incrédulo Zacarias. O anjo Gabriel visitou Maria para lhe anunciar o nascimento do Senhor Jesus (Lucas 1.13,30). Após o nascimento, uma grande companhia do exército angelical anunciou a boa notícia aos pastores que estavam fora Belém (Lc 2.8-15). Um mensageiro celestial também anunciou a ressurreição de Cristo (Mt 28.5). Anjos de Deus serviram como mensageiro da sua salvação.

Os filhos de Deus assumem o lugar dos mensageiros de Deus na bela responsabilidade de proclamar as boas novas de Jesus
Mas especificamente no Pentecostes, não houve necessidade de anjos para fazer anúncios. Afinal, depois da sua ressurreição, o Salvador tinha ensinado e dito aos seus discípulos tudo o que era necessário para eles proclamar depois da sua ascensão (At 1.3-9). Equipado com o ensino de Cristo e capacitados pelo Espírito Santo, os apóstolos eram mensageiros de Deus, acerca do trabalho realizado de Cristo, a partir do dia de Pentecostes. A tarefa de anunciar a boa notícia passou dos anjos para a igreja. Para colocar isso de forma diferente; o serviço dos anjos como mensageiros de Deus, proclamadores a Salvação, devia ficar ara trás. Os filhos de Deus assumiriam o lugar dos servos de Deus na bela responsabilidade de proclamar as boas novas de Jesus Cristo.

Na igreja com os anjos
Este desenvolvimento não significa, porém, que os anjos podem agora colocar a questão do Evangelho fora de suas mentes. Pelo contrário! Eles estão vitalmente interessado no evangelho e "por muito tempo olhou para estas coisas" (1Pe 1.12). Eles se alegram quando um pecador se arrepende (Lc 15.10) e mantêm o olhar sobre as coisas que acontecem na terra (1Co 4.9; Hb 1.14). E, como vimos, eles servem nos cultos. Isso não é surpresa, pois eles adoram a Deus no céu. Isaías os viu voando ao redor do trono de Deus e clamando um ao outro "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; e toda terra está cheia da sua glória"(Is 6.3; Sl 103.20; 148.2).

Tudo isso tem implicações para a nossa adoração e nossa atitude para com eles hoje. Por exemplo, se os anjos, os servos de Deus, estão ocupados adorando, quanto mais deve os filhos de Deus, que são os beneficiários diretos da salvação em Cristo! Além disso, você realmente quer perder um serviço de culto onde os anjos estão presentes? Sua presença 
sublinha a importância do que está acontecendo.

No contexto deste artigo, o que é importante é que durante o culto, o evangelho do sangue da reconciliação é proclamado e aplicado. O sangue sacrificial salpicado sobre o propiciatório uma vez, para o qual os querubins olhavam, há muito tempo, tem sido agora finalmente cumprido. Depois de muitos séculos de serviço de adoração de sacrifícios de aparência, intermináveis, orando pela vinda do Cordeiro de Deus, hoje, nós estamos alegres com a realidade de que Ele já veio e que o sangue da aliança já foi derramado para a remissão dos nossos pecados (Mt 26.28). Não é de admirar que os anjos também se alegrem nesta realidade e estejam presentes quando nós adoramos, desejando saber o máximo possível sobre o evangelho, e, portanto, ouvindo a pregação, a oração e o cântico. Com os servos do Altíssimo presentes, os filhos de Deus gostariam de estar ausentes?


Dr. Cornelis van Damme é professor emérito de Novo Testamento na Canadian Reformed heological
Seminário em Hamilton, Ontário.

CLARION: THE CANADIAN REFORMED MAGAZINE Volume 62, No. 3 • February 8, 2013


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung