"Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra." (Mateus 27.45)



por Pr. Lucio Manoel


"Desde a hora sexta à hora nona" (também em Mc 15.33), isto é, do meio dia às três da tarde. No calendário lunar, empregado no antigo Israel, a primeira hora do dia começava às seis da manhã.


"houve trevas". O período do clímax do sol se dá entre a hora sexta e a nona, ou, do meio dia às três da tarde, no nosso calendário solar. naquele dia, porém, a máxima claridade do dia se tornou em trevas. O sol perdeu a sua força. A escuridão prevaleceu.


"trevas" não recebe mais explicação em Mateus para descrever o fenômeno da escuridão. Não podemos deduzir daí que não se tratou de um fenômeno real, nem devemos diminuir o fenômeno considerando as trevas como mera quebra da luz do sol, devido a efeitos de nuvens espessas que cobriam o céu de Jerusalém naquele dia. Não obstante, temos de admitir que Mateus não está mais interessado em descrever o evento do que no seu significado. O mesmo acontece com a crucificação, com o véu do templo se rasgando, com a ressurreição de santos na morte de Cristo. Em todos esses casos, é o significado que recebe ênfase, não o fenômeno.


O significado simbólico de trevas em Mateus pode ser encontrado em 4.16 "O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz." As trevas representam aqueles que não possuem Jesus e a salvação, enquanto que a luz representa a chegada de Jesus e da salvação. Esse contraste entre trevas e luz é indicado também no Evangelho de João "A luz resplandeceu nas trevas" (João 1.5).


As trevas que dominaram Israel, naquela sexta-feira da paixão, portanto, apontava para o predomínio do pecado e do mal, segundo a providência de Deus. Elas prevaleceram como sinal do juízo de Deus sobre o pecado, e, em último caso, sobre Jesus, que atraiu o pecado do seu povo sobre Si, suportando as trevas em favor dele. Mas trevas continuam servindo como um sinal do juízo de Deus contra todos os pecadores impenitentes (Am 8.9-10; Ex 10.21-22; Cl 1.13).


"sobre toda a terra" provavelmente significa a terra de Israel, já que as trevas tinham um significado de juízo, mais apropriadamente relacionado com o povo de Israel, que havia rejeitado o messias e o entregado para ser morto pelas mãos dos gentios.


Ouça o Podcast AQUI:

Assista ao vídeo AQUI:


Pastor Lucio Manoel é ministro da Palavra e dos Sacramentos na Igreja Reformada em Caruaru-PE.

Igreja Reformada em Caruaru



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung