OS PROFETAS MENORES REALMENTE NÃO SÃO TÃO MENORES

 


Traduzido do Inglês.


Escondidos no final do Antigo Testamento estão uma dúzia de livros de “profetas menores” que realmente não são tão menores - somente que os livros em si são curtos.

Para aqueles que são mais atentos, o professor de Antigo Testamento do Calvin Theological Seminary, Michael Williams, convida os leitores a fazer um tour panorâmico e explicativo por esses livros em seu recém-lançado Hidden Prophets of the Bible.

Abrangendo desde Oséias, que “frequentemente usa jogos de palavras para tornar sua profecia inesquecível”, a Malaquias, que “falou a um povo espiritualmente árido e resistente”, o livro enfoca especialmente o que cada um desses profetas tem a nos dizer sobre o ministério de Cristo.

“Os profetas representam as palavras, ações e emoções de Deus - e nisso vemos Jesus. Eles são uma cartilha sobre o que está por vir ”, disse Williams.

Muitas vezes esses livros estão escondidos nas sombras dos gigantes, em ambos os lados - Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel no Velho Testamento e os quatro relatos do evangelho que começam no Novo Testamento.

Mas para os dispostos, para aqueles que querem se aprofundar nos ministérios de Jonas, Joel, Naum e Miquéias, há um grande lucro - histórico, cultural, teológico e espiritual. Explore os cenários, observe os pontos turísticos e aprecie o que esses livros têm a oferecer.

“Vamos entrar no carro, estacioná-lo e dar uma olhada por um tempo para ter certeza de que nos daremos a oportunidade de ver todas as coisas incríveis que esses livros têm a oferecer”, escreve Williams na introdução, que tem sucesso ao tornar esta pesquisa uma leitura muito acessível para o turista bíblico cotidiano.

Tome Habacuque, por exemplo, o profeta que pungentemente coloca em palavras a angústia que às vezes sentimos sobre quem é Deus e como Deus age (ou não age) em nossas vidas. Habacuque é o profeta da honestidade direta.

O livro de Habacuque começa com uma pergunta e declaração: “Até quando, Senhor, devo pedir ajuda, mas tu não me escuta? Ou grite para ti: 'Violência!', mas tu não salva?”

“Muitos de nós temos momentos de Habacuque” - momentos em que ficamos preocupados e nos perguntamos sobre Deus, disse Williams. “Eu tive o meu quando estava indo para a faculdade bíblica depois de estar na Marinha.”

Foi uma coisa pequena - alguém pegou o último copo na fila do refeitório - e isso o perturbou até que, disse Williams, um amigo o lembrou que sua força e estabilidade não vinham do que outras pessoas faziam, mas de Deus.

“Precisamos lembrar que Deus está no controle e Ele nunca falhou com seu povo no passado”, ele escreve no livro.

Oséias apresenta uma espécie de novela, mostrando através das ações de sua esposa infiel, Gômer, a infidelidade de Israel aos mandamentos e desejos de Deus, disse Williams.

“Ao ler isso, vemos como Israel é infiel a Deus e também vemos que somos essa esposa infiel e que Cristo se torna a esposa fiel e amorosa por nós”, disse ele.

Depois, há Amos, que pode ter sido um gago, que, diz Williams no livro, fala poderosamente sobre “nossa falta e necessidade de justiça e retidão, tanto em nosso relacionamento com Deus quanto em nosso relacionamento uns com os outros”.

Miquéias, o poderoso profeta que nos chama a “fazer justiça, amar a bondade e andar humildemente com seu Deus” (Mq 6.8), profetizou na mesma época que “a estrela do rock" Isaías estava em ação. Então Miquéias foi ofuscado.

Preste atenção, porém, porque Miquéias tem muito a dizer. Em seus pronunciamentos sobre a ira de Deus visitando o povo de Israel estão palavras de esperança e promessas de restauração futura para todo o povo de Deus, disse Williams.

“É-nos dito que 'muitas nações' viriam ao Senhor para aprender os seus caminhos (4.2) e que viveriam com segurança, sem medo, 'para todo o sempre' (4.4-5). Isso será alcançado, somos informados, por um pastor eterno e atencioso que garantirá sua paz e segurança (5.2-5).”

Depois, há Jonas, o profeta rebelde cujo livro, provavelmente não escrito por ele, é um estudo de caso da misericórdia de Deus. Além de ser engolido e orar na barriga de “um peixe enorme”, uma provação a que Jesus se refere (Mt 12.40), Jonas finalmente obedece a Deus e chega a Nínive, onde chama as pessoas ao arrependimento.

O profeta faz isso, porém, assumindo que os ninivitas não se arrependeriam e que Deus os eliminaria de seus pecados. Quando Deus os poupa, Jonas afunda no deserto em um ataque de autopiedade.

Não é a autopiedade, é claro, que significa alguma coisa para nós - é o fato de que Deus mostra tanta misericórdia para um povo rebelde e violento.

O livro termina com Deus deixando Jonas com uma pergunta aberta: “Não deveria eu me preocupar com a grande cidade de Nínive ...?”

Desta forma, o livro de Jonas nos dá um olhar para a graça salvadora, o “amor expansivo” de Deus em Cristo - um amor, escreve Williams, “que ousa cobrir até mesmo aqueles que por toda a medida humana não merecem experimentar sua cordialidade."

Fazer uma viagem através dos profetas menores, aparentemente escondidos do caminho, revela perspectivas e cenas essenciais que nos oferecem um olhar profundo sobre os muitos aspectos revelados na vida e ministério de Cristo.

Enquanto esses profetas clamam, eles também falam com ternura; enquanto eles castigam o povo de Deus por suas falhas, eles também apontam os leitores em direções importantes, refletindo a luz de Deus e as palavras de Deus para o povo de Deus.

“Quem diria que personagens tão fascinantes existiam além da consciência da maioria dos turistas bíblicos?” diz Williams.

“Como geralmente acontece quando visitamos terras estrangeiras, logo percebemos que as alegrias, preocupações, esperanças e lutas das pessoas que encontramos não são muito diferentes das nossas.”




Chris Meehan, CRC Communications

Link para a postagem original: https://www.crcna.org/news-and-events/news/minor-prophets-really-arent-so-minor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung