Nossa justificação | Catecismo de Heidelberg - Domingo 23| Jakob van Bruggen

#PorReformaemnossopaís

traduzido por Lucio Manoel


A Pergunta e Resposta 59 do Catecismo de Heidelberg fala sobre o benefício da fé. Como isso ajuda você? Como isso te beneficia? Que vantagem isso dá a você? Isso não é o mesmo que o fruto da fé. Os frutos da fé são boas obras. Nossa justificação não é produzida pela fé (fruto); é o fruto da obra redentora de Deus em Cristo, o fruto da cruz. Mas é obtido pela fé (benefício da fé). Consequentemente, a fé não é em vão e não é inútil. Mas não dá o que o pecador impenitente busca: riquezas, prazer e honra. É por isso que ele o considera sem valor e diz que não vale a pena servir a Deus. Mas isso não é verdade. A fé produz um grande benefício, a saber, que em Cristo sou Justo diante de Deus e Herdeiro da Vida Eterna.


Ser justo diante de Deus significa que Ele nos considera justos; somos considerados justos por Ele e como tais para Ele. Em outras palavras, significa que Ele nos absolve e nos exonera de nossa culpa. Tornar justo, portanto, não significa que o mal se torna bom e o torto reto (isso é santificação). Em vez disso, assim como o verbo "fazer" na frase verbal "engrandecer" significa reconhecer e elogiar alguém como grande, também "tornar justo" (ou "justo") significa reconhecer alguém como justo e declará-lo para ser justo. Assim, “tornar justo” é o oposto de condenar ou julgar (Ver Prov. 17:15). E significa exonerar. Deus nos absolve (esse é o benefício da fé) de nossa culpa. E Ele nos dá direito à vida eterna (como herdeiros). É verdade que ainda não desfrutamos da vida eterna, mas nosso direito a ela está garantido e, no devido tempo, receberemos nossa herança. Assim, Salmos 32: 2 corretamente diz: "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade."


Este benefício da absolvição é um ato jurídico da parte de Deus. É mais fácil entender se você pensar em um tribunal de justiça. É assim que a Resposta 60 aponta o benefício para nós. E toda a Bíblia fala sobre isso nesses termos. Sião é libertada pela justiça. Justiça salva!


Deus é o Juiz. O pecador é o acusado. Os promotores são o diabo e a consciência do pecador. Cristo é o advogado da defesa. A lei do Senhor é a lei aplicável (Código Penal).


O promotor traz três acusações contra o acusado:

a. O acusado pecou gravemente contra os mandamentos de Deus.

b. Ele não guardou nenhum dos mandamentos.

c. Ele ainda está inclinado a todo o mal (ele é um contínuo reincidente).


Não pode ser pior. E esperamos a mais forte condenação e julgamento. Isso é o que nós merecemos.


Mas o advogado de defesa agora aparece e Ele responde da seguinte forma à acusação tripla:

a. Eu suportei TODAS as punições no lugar do acusado;

b. Cumpri TODOS os mandamentos em seu lugar;

c. Eu coloco minha santidade contra seu mal e o encubro com ela.


E então Deus nos concede essa obra completa de Cristo e a imputa a nós. Assim, somos absolvidos e temos direito à vida eterna. 


Agora leia aquela bela Resposta 60 do Catecismo!


Essa justiça é completa. É como se eu nunca tivesse pecado (pecado original), nem cometido nenhum pecado (pecado real). Na verdade, é como se eu mesmo tivesse cumprido toda a obediência que Cristo prestou a mim. E isso acontece sem nenhum mérito da minha parte, apenas por graça. Rm 3:23 , 24 diz: Visto que todos pecaram e carecem da glória de Deus, eles são justificados por sua graça como um dom, por meio da redenção que está em Cristo Jesus. E Romanos 4: 5 afirma: " E ao que não trabalha, mas confia naquele que justifica o ímpio, a sua fé é contada como justiça."


Já na pergunta 59 e na resposta 60, a fé foi mencionada. A resposta 60 disse que somos justos diante de Deus somente por uma fé verdadeira em Jesus Cristo. E no final, novamente, que só receberemos este presente se o aceitarmos com um coração crente. É por isso que a Resposta 61 continua a discussão. Diz que não somos aceitáveis ​​a Deus por causa do valor de nossa fé. A fé não é uma conquista de nossa parte pela qual passamos a ter direito ao favor de Deus. Não há nada de meritório na fé. Mas ela é o meio pelo qual aceitamos a justiça de Cristo. É assim que somos justificados. Não por causa de, também não sem, mas pela fé. Não nossa fé, mas Cristo é a base de nossa absolvição.


Para ver toda a obra de justificação dos pecadores, deve-se observar cuidadosamente:

a. O conselho eterno da eleição no qual Deus determinou justificar aqueles que são seus por meio de Cristo  (Ef 1: 4 , 5);

b. A ressurreição de Cristo, quando sua satisfação por nossa justificação foi aprovada (Rm 4:25);

c. Fé, pela qual somos pessoalmente justificados em Cristo nesta dispensação (Fp 3: 9);

d. O juízo final, quando a justificação será anunciada publicamente (Mt 25:23).


B. Referências Cruzadas

Os artigos 22 e 23 da Confissão Belga falam extensivamente sobre a justificação pela fé;

Também nos Cânones de Dordt esse benefício é falado mais de uma vez. Ver, por exemplo, Capítulos III/IV, Artigo 6;

Observe também as Formas Litúrgicas para o Batismo de Crianças e Batismo de Adultos (Doutrina do Batismo): “Assim, somos libertos de nossos pecados e considerados justos diante de Deus.”;

E veja a Forma Litúrgica para a Celebração da Ceia do Senhor (Lembrança de Cristo): “Ele foi inocentemente condenado à morte para que pudéssemos ser absolvidos no tribunal de Deus.”.


C. Perguntas

Qual é o fruto e qual é o benefício da fé? Qual é a diferença entre benefício e fruto?

O que significa “tornar justo”? Qual é o oposto desse conceito?

Quem é o juiz? Quem é o acusador? Quem é o acusado? O que é o Código Penal? Qual é a acusação (acusação)? Quem é o advogado de defesa? Em que consiste sua defesa? 


Finalmente, que julgamento o juiz profere?

Quão completa é a justificação? Acontece por algum mérito nosso? Se não, como isso acontece? O que Rom 3:23 , 24 e 4: 5 dizem?

A justificação é conferida por causa da fé? É conferida sem fé? Se não, com que base é conferida? Qual palavra é usada no Artigo 22 da Confissão Belga para descrever o significado da fé?

Quais são as quatro questões que devemos considerar para uma compreensão adequada da obra da justificação?


--------------------------------


O texto original pode ser encontrado em: https://www.christianstudylibrary.org/article/annotations-heidelberg-catechism-lords-day-23




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung