DOIS CULTOS NO DIA DO SENHOR, NÃO É DEMAIS? (Pr. Flávio José da Silva)



por Flávio José da Silva

A Igreja Reformada em Maceió e a Confederação das Igrejas Reformadas do Brasil têm a prática de terem dois cultos aos domingos, tanto na parte da manhã como na parte da noite. A ideia de dois cultos por domingo parece ser uma inconveniência desnecessária que ocupa muito o fim de semana dos membros e congregados da igreja. Então, por que não só um culto à noite?

Não há nenhuma ordem explícita no Novo Testamento para ter dois cultos em vez de um. Há, no entanto, um padrão claro nas Escrituras de "manhã e à noite." Isto é visto na ordem da criação como Deus estruturou o tempo para nós como em termos de manhã e à noite (Gn 1-2). Os cultos na antiga aliança foram estruturados nesse ritmo natural. Deus ordenou as ofertas diárias no Tabernáculo para serem feitas uma vez pela manhã e depois novamente no anoitecer (Nm 28,1-10; cf. Ex 29,38-39). É por isso que o salmista declara no Salmo 92, que é conhecido como um salmo para o sábado, "Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade," (vv.1-2).

Eu vos pergunto, não é oportuno ter um padrão de culto na Nova Aliança, especialmente quando lemos que no Novo Testamento o culto a Deus era um momento tão solene no primeiro dia da semana como no Antigo Testamento? Atos 20:7

Mas que benefícios podemos ter tendo dois cultos, um de manhã e o outro à noite? Um grande benefício é que eles nos dão uma excelente estrutura para ajudar-nos como famílias da Aliança, a santificar o Dia do Senhor. Os dois cultos se tornam como suporte para nosso descanso ao Senhor. Eles fazem com que os cristãos sejam conduzidos a santificar todo o dia para o Senhor como somos ordenados, e não apenas algumas horas do DIA DO SENHOR.

E mais, o Dia do Senhor é um sinal que nos lembra que somos peregrinos neste mundo (1 Pedro 1:17b) a caminho para uma herança eterna, ou descanso eterno. Na história da igreja, muitos cristãos encontraram no intervalo entre os cultos manhã e à noite o momento apropriado para o alimento, a comunhão familiar, a leitura devocional, a oração doméstica, os atos de misericórdia e também- de um modo não menos importante - uma boa cochilada?! É um dia também de libertação de toda a correria da semana. Vocês cristãos, podem desfrutar de um dia de adoração e descanso. Comece o dia atendendo a convocação do Senhor e termine o dia reunindo-se como a comunidade da aliança para ouvir a Palavra do Senhor, celebrar a comunhão dos santos, participar dos santos sacramentos, e fazer junto suas orações como o povo da aliança. At 2:42

Mas isso não é uma invenção da igreja reformada em Maceió e da confederação que ela faz parte? O que você deve compreender é que essa é uma prática da igreja cristã histórica. Quando olhamos para a história da igreja, vemos que pela manhã e à noite o culto no Dia do Senhor era a norma. No início do século IV, o historiador mais importante da igreja cristã, Eusébio de Cesaréia, escreveu que essa era uma prática comum da Igreja Cristã.

Na época da Reforma, o costume do culto pela manhã e à noite continuou como uma prática valorizada nas liturgias das igrejas reformadas no século XVI. Normalmente, à noite (ou em muitos casos, à tarde) o culto era dedicado a uma exposição da doutrina reformada, era mais catequética. Tão importante foi este ponto para a vida das Igrejas Reformadas, que quando foi ameaçado pelos Remonstrantes (arminianos), o assunto foi levado ao Sínodo de Dort (1618-1619) e discutido grandemente. O testemunho do Sínodo através dos delegados dos países de toda a Europa foi que os dois cultos a Deus no Dia do Senhor fosse algo a ser guardado e valorizado, a fim de que a fé reformada pudesse continuar a florescer e os cristãos tivessem maior oportunidade de amadurecer em sua compreensão.

Através dos séculos, esta prática continuou sendo uma parte principal na adoração reformada, pois ela pôde ser verificada na história das igrejas reformadas holandesas, no puritanismo inglês, no presbiterianismo escocês, no anglicanismo e no início do luteranismo.

Permita-me dizer ainda algo, se o culto que você tem participado é realmente o Serviço a Deus, isto é, o evento no qual Deus convoca seus filhos e fala através da pregação fiel do Santo Evangelho, então certamente os cristãos não irão perder essa oportunidade graciosa que temos de Deus. Se de fato "a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Cristo" (Rm 10,17), então o Evangelho pregado, pela manhã e à noite na Igreja de Cristo é a boa nova de salvação e a maneira que devemos viver em santificação. Que outra razão você precisa para atender ao chamado de Deus para adorar? Deus está anunciando a seu povo: "É hora da refeição para sua alma! Venham!" Faça uso do banquete espiritual preparado para você a cada semana pela manhã e à noite. 

 Pastor Flávio é ministro da Palavra e dos Sacramentos na Igreja Reformada de Maceió-AL. Ele é formado pelo SPN, casado com Walkíria e tem dois filhos, Karem e Christian. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung