Consenso Tigurinus de 1549 | Calvino e Bullinger

 

Consenso Tigurinus

O Consenso de Zurique é representativo da concordância entre os ministros das igrejas de Genebra e Zurique, representados por João Calvino e Henrique Bullinger, respectivamente, acerca da Ceia do Senhor.

Artigo 1. Todo o governo espiritual da Igreja nos conduz a Cristo.

Vendo que Cristo é o fim da lei, e o conhecimento dele compreende em si toda a soma do evangelho, não há dúvida de que o objetivo de todo o governo espiritual da Igreja é levar-nos a Cristo, como é somente por ele chegamos a Deus, que é o fim último de uma vida feliz. Quem quer que se desvie disso, no mínimo grau, nunca poderá falar devida ou apropriadamente de quaisquer ordenanças de Deus.

Artigo 2. Um verdadeiro conhecimento dos sacramentos a partir do conhecimento de Cristo.

Como os sacramentos são apêndices do evangelho, ele só pode discursar de maneira adequada e útil sobre sua natureza, virtude, ofício e benefício, quem começa com Cristo: e isso não anunciando superficialmente o nome de Cristo, mas verdadeiramente defendendo o que final ele nos foi dado pelo Pai, e que bênçãos ele nos conferiu.

Artigo 3. Natureza do Conhecimento de Cristo.

Devemos sustentar, portanto, que Cristo, sendo o Filho eterno de Deus, e da mesma essência e glória do Pai, assumiu nossa carne, para nos comunicar por direito de adoção aquilo que ele possuía por natureza, a saber, para nos tornar filhos. de Deus. Isto é feito quando somos enxertados pela fé no corpo de Cristo, e pela ação do Espírito Santo somos primeiro considerados justos por uma livre imputação de justiça, e então regenerados para uma nova vida: sendo assim formados novamente à imagem de nosso Pai celestial, renunciamos ao velho homem.

Artigo 4. Cristo, Sacerdote e Rei.

Assim, Cristo, em sua natureza humana, deve ser considerado como nosso sacerdote, que expiou nossos pecados pelo único sacrifício de sua morte, retirou todas as nossas transgressões por sua obediência, providenciou uma justiça perfeita para nós, e agora intercede por nós, para que possamos ter acesso a Deus. Ele deve ser considerado um reparador que, pela ação de seu Espírito, reforma tudo o que há de vicioso em nós, para que deixemos de viver para o mundo e para a carne, e o próprio Deus possa viver em nós. Ele deve ser considerado um rei, que nos enriquece com todos os tipos de bênçãos, nos governa e nos defende com seu poder, nos fornece armas espirituais, nos livra de todo mal e nos governa e nos guia pelo cetro de sua boca. E ele deve ser considerado assim, para que possa nos elevar a si mesmo, o verdadeiro Deus, e ao Pai, até o cumprimento do que finalmente acontecerá, a saber, Deus seja tudo em todos.

Artigo 5. Como Cristo se comunica conosco.

Além disso, para que Cristo possa assim manifestar-se a nós e produzir esses efeitos em nós, ele deve ser um conosco, e devemos ser enxertados em seu corpo. Ele não infunde sua vida em nós a menos que seja nossa cabeça, e dele todo o corpo, adequadamente unido por meio de cada junta de suprimento, de acordo com seu trabalho, aumenta o corpo na proporção de cada membro.

Artigo 6. Comunhão Espiritual. Instituição dos Sacramentos.

A comunhão espiritual que temos com o Filho de Deus ocorre quando ele, habitando em nós pelo seu Espírito, torna todos os que crêem capazes de todas as bênçãos que nele residem. Para testemunhar isso, foi designada tanto a pregação do evangelho, como o uso dos sacramentos que nos foram confiados, a saber, os sacramentos do santo Batismo e da santa Ceia.

Artigo 7. Os Fins dos Sacramentos

Os fins dos sacramentos devem ser marcas e distintivos da profissão cristã e da comunhão ou fraternidade, ser incitamentos à gratidão e exercícios de fé e de uma vida piedosa; em suma, que sejam contratos que nos liguem a isso. Mas, entre outros fins, o principal é que Deus possa, por meio deles, testemunhar, representar e selar sua graça para nós. Pois embora eles não signifiquem nada além do que nos é anunciado pela própria Palavra, ainda assim é uma grande questão, em primeiro lugar, que seja submetida aos nossos olhos uma espécie de imagens vivas que causam uma impressão mais profunda nos sentidos, trazendo o objeto de uma maneira diretamente diante deles, enquanto trazem a morte de Cristo e todos os seus benefícios à nossa lembrança, para que a fé seja melhor exercida; e, em segundo lugar, que o que a boca de Deus anunciou é, por assim dizer, confirmado e ratificado por selos.

Artigo 8. Gratidão.

Ora, visto que são verdadeiras estas coisas que o Senhor deu como testemunhos e selos da sua graça, ele sem dúvida realiza interiormente pelo seu Espírito aquilo que os sacramentos representam aos nossos olhos e outros sentidos; em outras palavras, obtemos posse de Cristo como fonte de todas as bênçãos, tanto para que sejamos reconciliados com Deus por meio de sua morte, sejamos renovados pelo seu Espírito à santidade de vida, em suma, obtenhamos a justiça e a salvação; e também para que possamos dar graças pelas bênçãos que uma vez foram exibidas na cruz e que recebemos diariamente pela fé.

Artigo 9. Os sinais e as coisas significadas não separadas, mas distintas.

Portanto, embora distingamos, como convém, entre os sinais e as coisas significadas, ainda assim não separamos a realidade dos sinais, mas reconhecemos que todos os que pela fé abraçam as promessas ali oferecidas recebem Cristo espiritualmente, com seus dons espirituais, enquanto aqueles que há muito se tornaram participantes de Cristo continuam e renovam essa comunhão.

Artigo 10. A promessa que deve ser considerada principalmente nos sacramentos.

E é apropriado não olhar para os sinais simples, mas sim para a promessa a eles anexada. Na medida em que, portanto, prevalecer a nossa fé na promessa ali oferecida, na mesma medida se manifestarão aquela virtude e eficácia de que falamos. Assim, a substância da água, do pão e do vinho de forma alguma nos oferece Cristo, nem nos torna capazes de seus dons espirituais. Antes, deve-se olhar para a promessa, cujo ofício é levar-nos a Cristo pelo caminho direto da fé, fé que nos torna participantes de Cristo.

Artigo 11. Não devemos ficar olhando para os elementos.

Isso refuta o erro daqueles que ficam olhando para os elementos e atribuem a eles sua confiança na salvação; vendo que os sacramentos separados de Cristo são apenas espetáculos vazios, e uma voz é claramente ouvida proclamando que não devemos aderir a ninguém, exceto a Cristo, e buscar o dom da salvação de ninguém além dele.

Artigo 12. Os Sacramentos não produzem nada por si mesmos.

Além disso, se algum bem nos é conferido pelos sacramentos, não é devido a nenhuma virtude própria neles, embora nisto devamos incluir a promessa pela qual eles se distinguem. Pois é somente Deus quem age pelo seu Espírito. Quando ele usa a instrumentalidade dos sacramentos, ele não infunde neles sua própria virtude, nem derroga em nenhum aspecto a operação eficaz de seu Espírito, mas, em adaptação à nossa fraqueza, usa-os como ajudas; de tal maneira, porém, que todo o poder de agir permanece somente com ele.

Artigo 13. Deus usa o instrumento, mas toda a virtude é dele.

Portanto, como Paulo nos lembra, nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas somente Deus que dá o crescimento; assim também se deve dizer dos sacramentos que eles não são nada, porque de nada aproveitarão, a menos que Deus os torne eficazes em todas as coisas. Na verdade, são instrumentos pelos quais Deus age eficazmente quando lhe agrada, mas de modo que toda a obra da nossa salvação deve ser atribuída somente a ele.

Artigo 14. O Todo Realizado por Cristo.

Concluímos, então, que é somente Cristo quem na verdade batiza interiormente, quem na Ceia nos torna participantes de si mesmo, quem, em suma, cumpre o que os sacramentos representam e usa sua ajuda de tal maneira que todo o efeito reside em seu Espírito.

Artigo 15. Como se confirmam os sacramentos.

Assim, os sacramentos são às vezes chamados de selos e dizem que nutrem, confirmam e promovem a fé, mas somente o Espírito é propriamente o selo, e também o iniciante e consumador da fé. Pois todos esses atributos dos sacramentos descem para um lugar inferior, de modo que nem mesmo a menor porção da nossa salvação é transferida para criaturas ou elementos.

Artigo 16. Todos os que participam dos Sacramentos não participam da Realidade.

Além disso, ensinamos cuidadosamente que Deus não exerce o seu poder indiscriminadamente em todos os que recebem os sacramentos, mas apenas nos eleitos. Pois assim como ele não ilumina para a fé ninguém, exceto aqueles a quem ele preordenou para a vida, assim, pela ação secreta de seu Espírito, ele faz com que os eleitos recebam o que os sacramentos oferecem.

Artigo 17. Os Sacramentos não conferem graça.

Por esta doutrina é derrubada aquela ficção dos sofistas que ensina que os sacramentos conferem graça a todos os que não interpõem o obstáculo do pecado mortal. Pois além de que nos sacramentos nada é recebido exceto pela fé, devemos também sustentar que a graça de Deus não está de modo algum anexada a eles a ponto de quem recebe o sinal também obter posse da coisa. Pois os sinais são administrados tanto para reprovar como para eleger, mas a realidade atinge apenas estes últimos.

Artigo 18. As dádivas oferecidas a todos, mas recebidas apenas pelos crentes.

É verdade que Cristo com os seus dons é oferecido a todos em comum, e que a incredulidade do homem não derruba a verdade de Deus, os sacramentos mantêm sempre a sua eficácia; mas nem todos são capazes de receber Cristo e os seus dons. Portanto, nada é mudado da parte de Deus, mas em relação ao homem cada um recebe de acordo com a medida da sua fé.

Artigo 19. Os crentes antes e sem o uso dos sacramentos comunicam-se com Cristo.

Como o uso dos sacramentos não conferirá nada mais aos incrédulos do que se eles tivessem se abstido deles, ou melhor, é apenas destrutivo para eles, assim, sem o seu uso, os crentes recebem a realidade que está ali representada. Assim, os pecados de Paulo foram purificados pelo batismo, embora já tivessem sido purificados anteriormente. Da mesma forma, o batismo foi a pia da regeneração para Cornélio, embora ele já tivesse recebido o Espírito Santo. Assim, na Ceia, Cristo se comunica conosco, embora já tivesse se comunicado anteriormente, e permanece perpetuamente em nós. Visto que cada um é obrigado a examinar a si mesmo, segue-se que a fé é exigida de cada um antes de vir ao sacramento. A fé não existe sem Cristo; mas na medida em que a fé é confirmada e aumentada pelos sacramentos, os dons de Deus são confirmados em nós, e assim Cristo cresce de certa forma em nós e nós nele.

Artigo 20. O benefício nem sempre recebido no ato de comunicar.

A vantagem que recebemos dos sacramentos não deve de modo algum restringir-se ao momento em que nos são administrados, como se o sinal visível, no momento em que é apresentado, trouxesse consigo a graça de Deus. . Para aqueles que foram batizados quando eram crianças, Deus regenera na infância ou adolescência, ocasionalmente até na velhice. Assim, a utilidade do batismo está aberta a todo o período da vida, porque a promessa nele contida está perpetuamente em vigor. E às vezes pode acontecer que o uso da Santa Ceia, que, por negligência ou lentidão de coração, pouco adianta na hora, depois dê seus frutos.

Artigo 21. Nenhuma presença local deve ser imaginada.

Devemos proteger-nos especialmente contra a ideia de qualquer presença local. Pois enquanto os sinais estão presentes neste mundo, são vistos pelos olhos e manipulados pelas mãos, Cristo, considerado como homem, não deve ser procurado em nenhum outro lugar senão no Céu, e não de outra forma senão com a mente e os olhos da fé. Portanto, é uma superstição perversa e ímpia encerrá-lo sob os elementos deste mundo.

Artigo 22. Explicação das palavras “Este é o meu corpo”.

Aqueles que insistem nas palavras formais da Ceia: “Este é o meu corpo; este é o meu sangue”, devem ser interpretados no que eles chamam de sentido precisamente literal, repudiamos como intérpretes absurdos. Pois sustentamos, fora de controvérsia, que eles devem ser tomados figurativamente, recebendo o pão e o vinho o nome daquilo que significam. Nem deveria ser considerado algo novo ou inusitado transferir o nome das coisas figuradas pela metonímia [grafia moderna: metonímia] para o signo, visto que modos de expressão semelhantes ocorrem em todas as Escrituras, e ao dizermos isso não afirmamos nada além do que é encontrado nos escritores mais antigos e mais aprovados da Igreja.

Artigo 23. Do Comer do Corpo.

Quando se diz que Cristo, ao comermos a sua carne e bebermos o seu sangue, aqui representados, alimenta as nossas almas através da fé pela acção do Espírito Santo, não devemos entendê-lo como se qualquer mistura ou transfusão de substância aconteceu, mas que extraímos vida da carne uma vez oferecida em sacrifício e do sangue derramado em expiação.

Artigo 24. Transubstanciação e outras loucuras.

Desta forma, são refutadas não apenas a ficção dos papistas a respeito da transubstanciação, mas todas as invenções grosseiras e sofismas fúteis que derrogam sua glória celestial ou são, em certo grau, repugnantes à realidade de sua natureza humana. Pois não consideramos menos absurdo colocar Cristo sob o pão ou combiná-lo com o pão, do que transubstanciar o pão em seu corpo.

Artigo 25. O Corpo de Cristo Localmente no Céu.

E para que nenhuma ambigüidade permaneça quando dizemos que Cristo deve ser buscado no Céu, a expressão implica e é entendida por nós a uma distância íntima do lugar. Pois embora filosoficamente falando não haja lugar acima dos céus, como o corpo de Cristo, que carrega a natureza e o modo de um corpo humano, é finito e está contido no Céu como seu lugar, ele está necessariamente tão distante de nós em termos de espaço como o Céu é da Terra.

Artigo 26. Cristo não deve ser adorado no pão.

Se não é lícito afixar Cristo em nossa imaginação ao pão e ao vinho, muito menos é lícito adorá-lo no pão. Pois embora o pão nos seja apresentado como símbolo e penhor da comunhão que temos com Cristo, ainda assim, como é um sinal e não a coisa em si, e não tem a coisa incluída nele ou fixada a ele, aqueles que voltam suas mentes para isso, com o objetivo de adorar a Cristo, fazem dele um ídolo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung