A Diferença entre a Ceia do Senhor e a Missa do Papa (PRIMEIRA PARTE)

 


Baseado no Domingo 30 do Catecismo de Heidelberg (Pergunta e Resposta 80)
Rev. Van Delden

INTRODUÇÃO

No Dia do Senhor 30 nós falamos, em primeiro lugar, sobre as diferenças que existem entre a Ceia do Senhor e a missa papal. A igreja de Roma não fala da Ceia do Senhor, mas da missa. A palavra “missa” vem da palavra latina “missa” que significa “demitido”. O padre dizia isso quando o sermão terminava e quando a Ceia do Senhor estava prestes a ser celebrada. No final do sermão aqueles que não podiam participar deveriam sair. Assim, a Ceia do Senhor ficou conhecida como missa. Os ensinamentos errados sobre a missa derivam-se não das Escrituras, mas de papas e concílios que erroneamente interpretaram este sacramento.

Existem três diferenças principais entre a Ceia do Senhor e a missa papal

A primeira diferença diz respeito ao sacrifício de Cristo. As Escrituras ensinam que Cristo morreu uma única vez, e que Seu sacrifício perfeito é suficiente para perdoar os pecados de todo o mundo em todas as épocas (ler Hebreus 9.26 e 10.12). Não há repetição do sacrifício de Cristo.

Roma, porém, ensina que a missa é, na verdade, uma repetição do sacrifício de Cristo. Em cada celebração da missa, Cristo é crucificado novamente. Negar o único sacrifício de Cristo, como Roma faz, e ensinar que Cristo é repetidamente condenado à morte, não é nada menos do que uma negação do valor infinito da morte de Cristo, como se seu sacrifício uma única vez oferecido fosse o pagamento insuficiente para pecado.

A segunda diferença diz respeito à forma como partilhamos dos benefícios de Cristo. Acreditamos que compartilhamos dos benefícios de Cristo pela fé, e não simplesmente pela participação nos sacramentos. O propósito dos sacramentos não é dispensar os benefícios de Cristo, mas para fortalecer a fé por meio da qual participamos dos benefícios. Roma, no entanto, deixou de fora o elemento de fé, e acredita que a mera a participação nos sacramentos garante a participação nos benefícios de Cristo.

Todo aquele que come o pão e bebe o vinho partilha automaticamente no perdão dos pecados.

A terceira diferença entre a missa romana e a Ceia do Senhor diz respeito à presença de Cristo na Ceia do Senhor. Roma ensina que Cristo está fisicamente presente no pão e vinho transformados em seu corpo e sangue e na cerimônia da missa em que Ele é sacrificado diariamente. Isso é na verdade uma negação da ascensão de Cristo.

As Escrituras nos ensinam que, de acordo com Sua natureza humana, Cristo está no céu à direita de Seu Pai (ver Hebreus 10:12). Cristo não está mais fisicamente presente na Terra e muito menos fisicamente presente na mesa do Senhor. Cristo, segundo Sua natureza humana, está no céu (Dia do Senhor 19). Por isso, quando celebramos a Ceia do Senhor, ouvimos o ministro dizer: “Não devemos nos apegar aos sinais de pão e vinho, mas devemos elevar os nossos corações para o céu, onde Cristo, nosso advogado, está assentado à direita de Seu Pai celestial”. Mas a divindade, majestade, graça e Espírito de Cristo estão presentes conosco em todos os momentos, também na mesa do Senhor. Assim, Cristo não está fisicamente presente na santa ceia, mas Ele está espiritualmente presente.

O Catecismo chama a missa romana uma idolatria maldita. Uma das principais características da adoração de ídolos é o meio pelo qual os homens esperam ganhar o favor e obter as bênçãos de seus deuses. Eles esperam receber isso por meio de fazer rituais físicos. O ensino de Roma sobre a missa é muito semelhante. Roma ensina que a graça de Deus está contida nos sinais de pão e vinho, e que a graça de Deus pode ser obtida por meio do ato físico de comer e beber. Assim o Catecismo corretamente chama a missa romana de uma idolatria maldita.

Deus revelou que só podemos obter Sua graça e bênção por meio de uma disposição, a saber, pela fé e pelo amor.

Perguntas para reflexão
1. Como a igreja de Roma chama a Ceia do Senhor? De onde vem esse nome?
2. Qual é a primeira diferença entre a Ceia do Senhor e a missa papal? O que há de tão sério no ensino de Roma?
3. Qual é a segunda diferença entre a Ceia do Senhor e a missa papal? 4. Qual é a terceira diferença entre a Ceia do Senhor e a missa papal? 5. O que o ministro diz antes de celebrar a Ceia do Senhor e por quê?
6. Qual é uma das principais características da adoração de ídolos? Por que a missa papal é chamada de “maldita idolatria”?
7. De que maneira somente podemos receber a graça de Deus e as bênçãos de Cristo?

Ouça o podcast AQUI

Documento cedido às Igrejas Reformadas do Brasil

Publicado com a devida autorização

#PorReformaEmNossoPais #506anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung